domingo, 6 de maio de 2012

O Livro dos Espíritos

 
     Comemora-se no dia 18 de Abril, o Dia do Espiritismo, como também os 155 Anos da Publicação de "O Livro dos Espíritos".   

     Há exatamente 155 anos, em 18 de abril de 1857, foi publicado o primeiro livro que trata sobre a doutrina espírita no mundo.  A obra, intitulada “O Livro dos Espíritos”, foi escrita por um educador francês (Hippolyte Léon Denizard Rivail) que assinava sob o pseudônimo Allan Kardec. Por isso, o dia 18 de abril é considerado  um marco para a doutrina Espírita.

     O Dia Nacional do Espiritismo, data instituída através de um projeto da deputada federal Gorete Pereira (PL/CE), de número 291/2007, em homenagem ao lançamento do Livro do Espírita, de Alan Kardec, em 18 de abril de 1857.

     A cada 18 de abril, os espíritas recordam o ano de 1857, hoje 155 anos de lançamento da obra que sustenta a Doutrina. Mais tarde, a obra foi completada pelo Livro dos Médiuns. O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, se juntaram a estes formando o pentateuco espírita.

     O Livro dos Espíritos tem uma importância excepcional por ser uma revelação, de iniciativa do Plano Superior, com a finalidade de facilitar e orientar o progresso humano. Afinal, para vivermos em equilíbrio, precisamos de respostas.

     O Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec, foi a primeira obra da codificação, onde se encontram os princípios fundamentais do espiritismo. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes: As causas primárias; Mundo espírita ou dos espíritos; Leis morais; Esperanças e consolações.

1ª Parte: Deus; os Elementos Gerais do Universo; a Criação Divina; o Princípio Vital (esses temas foram psteriormentes mais desenvlvidos em A Gênese).

2ª Parte: Dos Espíritos, sua origem, hierarquia, progressão, anjos e demônios; Da reencarnação dos Espíritos e da volta dos Espíritos à vida corporal, pluralidade das existências, vidas sucessivas, pluralidade ds mundos; Intervenção dos Espíritos no nosso mundo material e em nosso dia-a-dia; Bênçãs e Maldições; Ocupações e Missões dos Espíritos; Reino Mineral, Vegetal e animal; Metempsicose.

3ª Parte: Das Leis Morais; Da Lei divina ou Natural; Da Lei da Adoração; Da Lei do Trabalho; Da Lei de Reprodução (celibato, poligamia, etc); Da Lei de Conservação: o Necessário e o Supérfluo, Privações Voluntárias e Mortificações (questinamento de sua validade); Da Lei de Destruição: Destruição Necessária e Destruição Abusiva, suas causas e conseqüências, Guerras, Flagelos Naturais, Crueldade, Duelo, Pena de Morte; Da Lei de Sociedade; Laços de Família, Vida de Insulamento; Da Lei do Progresso: Povos Degenerados, Influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade; Da Lei de Igualdade: Igualdade Natural, Desigualdade de Aptidões, Desigualdade de Riquezas, Igualdade entre Homem e Mulher, Igualdade Perante o Túmulo, Da Lei de Liberdade: Escravidão, Liberdade de Consciência, Livre-Arbítrio, Fatalidade, Conhecimento do Futuro; Da Lei de Justiça, Amor e Caridade: Direito de Prosperidade, Roubo, Caridade e Amor ao  Próximo, Amor Materno e Filial: Da Perfeição Moral: As Virtudes e os Vícios, Paixões e Apegos, o Egoísmo, Caracteres do Homem de Bem, o Conhecimento de Si Mesmo.

4ª Parte: Das Esperanças e Consolações: Penas e Gozos Terrenos, Penas e Gozos Futuros, Felicidade e Infelicidade Relativas, Perda dos Entes Queridos, Decepções, Ingratidões, Afeições Destruídas, Uniões Antipáticas, Temor da Morte, Desgosto na Vida, Suicídio, O Nada, a Vida Futura, Expiação e Arrependimento, Misericórdia e Justiça Divina nas Penas e Recompensas, Duração das Penas Futuras, Ressurreição da Carne, Paraíso, Inferno e Purgatório.

     Nos ensinamentos contidos em O Livro dos Espíritos, que é um manual de conduta para a vida, encontramos recursos para que se compreenda, sem mistérios, as leis de causa e efeito, a reencarnação, a evolução do espírito, as ocupações e missões dos espíritos, entre tantas outras respostas embasadas sempre pela ciência, filosofia e religião.

Fontes: Compilados da Rede Amigo Espírita (José Aparecido) e Net Saber Resumos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
(Antoine de Saint-Exupery).

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
(Voltaire)

"Agradecer o bem que recebemos é retribuir um pouco do bem que nos foi feito".
(Augusto Branco)...

Agradeço a visita!!
Seu comentário é muito bem vindo!
Beijos da Si Arian!

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.